O Android 10 foi a atualização Android mais rapidamente adotada de todos os tempos

Os críticos do Android são sempre rápidos em apontar seu problema de fragmentação muito real e quanto tempo leva para as principais atualizações de versão chegarem ao ecossistema. Mas é menos problemático em todas as grandes atualizações e culminou com o lançamento do Android 10 do ano passado. Entre a Treble, os GSIs e o Project Mainline, o Google tem feito um bom estratagema na atualização de atualizações nos últimos dois anos, e o Android 10 viu a adoção mais rápida de qualquer atualização do Android.

A notícia é cortesia de um anúncio feito hoje no blog Android Developers , com o Google apontando uma taxa de adoção 28% mais rápida que o Android 9 Pie, atingindo 100 milhões de dispositivos cinco meses após o lançamento. Os maiores fatores que contribuem, na opinião do Google, são o Project Treble , Mainline e GSIs . Os dois primeiros foram esforços separados para dissociar ainda mais os componentes do sistema operacional do próprio Android.

A Treble permite especificamente que os fabricantes de telefones entreguem atualizações sem ter que se preocupar com drivers de hardware mais profundos, diminuindo quanto tempo leva para projetar e criar atualizações de software para novos dispositivos. Sabíamos que estava fazendo diferença no ano passado, quando o Google publicou números semelhantes para o Android 9 Pie , e a taxa está aumentando apenas.

O Project Mainline, da mesma forma, desacopla os principais serviços do SO, como codecs de mídia e outros detalhes em módulos que podem ser facilmente atualizados através da Play Store, e recentemente adquiriu 12 novos módulos com o Android 11. Embora isso não implique diretamente no processo de criação da versão do Android atualizações mais fáceis, significa que ficar em uma versão mais antiga importa cada vez menos com o passar do tempo.

Os GSIs (ou imagens genéricas do sistema) fornecem material AOSP que os fabricantes de telefones (e entusiastas) podem usar para tentar testar novas versões do Android, pois devem funcionar em qualquer dispositivo compatível com o Treble. Emparelhado com um programa de visualização de desenvolvedores OEM , o Google acha que também está prejudicando a aceitação.

Mudanças futuras no Android 11 devem ajudar a impulsionar as taxas de adoção nos próximos anos, como novas Imagens Genéricas do Kernel (GKIs), que funcionarão em todos os dispositivos Android para implantações de segurança mais rápidas, e um novo sistema virtual de atualização A / B, que utiliza as existentes vantagens das atualizações A / B (já necessárias no Android 11 e versões posteriores ), além de ocupar ainda menos espaço.

O problema do Android com a “fragmentação” nunca desaparecerá, desde que existam OEMs fora do Google e o Android permaneça de código aberto. Mas o impacto prático dessa fragmentação é menos significativo e menos severo a cada dia que passa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


cinco + dezenove =